Cristianismo, coisa pra macho

dezembro 19, 2010

Esta expressão chula “pra macho” é usada para qualificar uma coisa que é muito difícil de ser feita, que precisa muita determinação e coragem para enfrentar toda sorte (ou azar) de acontecimentos. Pois se é assim, o título está certo. Se não, vejamos:

Cristianismo é simplesmente, sem nenhuma outra conotação piegas religiosa, seguir o que um cara chamado de Cristo falou, ensinou, viveu. A melhor e única fonte confiável sobre quem foi este cara, o que ele falou, ensinou e viveu é a Bíblia, mais especificamente o Novo Testamento, e mais diretamente, os Evangelhos. Então vamos iniciar pelo início: o primeiro evangelho que aparece na Bíblia (que não necessariamente é o primeiro a ter sido escrito. Mas isto pouco importa).

Começamos a ler uma tediosa lista de gerações. Primeira prova do “macho”: ler cada palavra como ela está escrita, sem pular nenhuma vírgula, sem achar que qualquer coisa que esteja escrita está ali só para encher linguiça.

Se eu quisesse escrever sobre um cara que devesse ser admirado a ponto de mudar o mundo, eu poderia mostrar como este cara vem de uma linha de grandes homens e mulheres, valentes, honestos, de boa fama, e outras qualidades. Se tivesse lá pelo meio algum ascendente não lá muito recomendado, ou eu pularia ou diminuiria sua importância. Mas o que vemos.

Pra não esticar muito, vejamos somente alguns destaques:

  1. Jacó quer dizer enganador e todo mundo sabe o que ele fez para roubar um direito que era do seu irmão. Depois foi chamado Israel que quer dizer “aquele que brigou com Deus”.
  2. Tamar, a primeira das 5 mulheres citadas, se vestiu de prostituta e teve um filho, Perez, com seu sogro Judá. É de Judá a origem do nome Judeu.
  3. Arão é que é citado, e não seu irmão Moisés. Enquanto Moisés, o grande líder, estava conversando com Deus, foi Arão quem fez o bezerro de ouro.
  4. Raabe, a segunda mulher, era uma prostituta em Jericó.
  5. Rute, a terceira mulher, era moabita, povo tradicionalmente inimigo dos hebreus e descendente do incesto de uma das filhas de Ló. Se “ofereceu” a um parente de sua sogra, a conselho dela, depois de uma festa com muito vinho, para assim serem, as duas, resgatadas por ele.
  6. Davi adulterou com uma mulher  (sabemos que era Batseba, e é a quarta mulher citada apesar de não nominalmente) que era esposa de seu melhor general a quem deu um jeito de (matar) morrer em batalha.
  7. Salomão, o segundo filho de Batseba com Davi (o primeiro, resultado do adultério, morreu) teve 700 mulheres e 300 concubinas. Ele mesmo escreveu que não se privou de prazer algum. Será que rolou uma “carreirinha”?
  8. Salvo raras exceções, depois de Salomão não se salva quase ninguém.
  9. Daí aparece Maria, a quinta e última mulher, que tem uma gravidez estranha difícil de aceitar até mesmo por seu prometido marido.

Antes que me critiquem, citei sim fatos isolados que à luz do contexto levam a outros entendimentos, mas não deixam de ser de difícil defesa .

Aí aparece uma citação numérica das gerações (3 vezes 14) que vai abrir um leque de discussões sobre “códigos ocultos”.

Bom, mas pelo menos chegamos em Jesus. Por que o anjo mandou José pôr o nome Jesus se as escrituras diziam que ele se chamaria Emanuel? E apesar de muita gente dizer que o nome Jesus tem poder, não foi por este nome, nem o de Emanuel, que seus seguidores (ou pelo menos os que se dizem seguidores) são chamados. É pelo título de Cristo, que em grego significa enviado (ungido, esperado), ou Messias em hebraico. Portanto o cristianismo começa em Genesis e não em Mateus como querem alguns.

A história continua com a saga deste cara que querem que eu siga como exemplo para minha vida.

Nasceu numa manjedoura aquecido pelo bafo dos animais a sua volta, sem o menor glamour. Num raro momento de glória, ele é celebrado por “reis” mas sob ameaça de morte do rei de sua terra de onde teve que fugir às pressas (e isto custou a vida de todas as crianças com menos de dois anos na época).

Passada a ameaça, ele volta para sua terra. Abre-se aqui uma lacuna de pouco menos de 30 anos que não sabemos bem o que aconteceu. Numa passagem complicada de um louco que se vestia de pele de camelo e se alimentava de gafanhotos, começa a aparecer o incômodo que ele causaria no estabelecido, tanto religioso como no político militar.

Agora ele vai ter que enfrentar as piores provas. Lembra do sentido de “machão” usado lá no começo? Pois este tipo de machão tenho certeza que cairia na primeira prova: a de glutão, a de “eu cuido de mim mesmo”. Mas nosso herói não quer se mostrar “machão”.

Esta foi a vida do nosso herói até agora, o que não me encanta muito. Mas vai piorar!

Se a vida não foi tão emocionante até agora (quero dizer, emocionante foi, mas só pelas desgraças), vamos ver o que este cara pensa.

Em inglês, chama-se a aula/materia inaugural de algum curso de 101 – one-o-one – que pretende colocar as bases do que será ensinado. A aula 101 foi assim.

Ele viu um monte de gente porque já havia corrido a notícia que aparecera um novo milagreiro e o povo adora uma solução fácil. Então vamos procurar este cara para ver se ele é bom mesmo. Era a hora para uma grande 101. E ele não decepcionou. Melhor dizendo, decepcionou sim, pois ele se sentou e falou baixinho para seus seguidores mais próximos. E sabe o que ele disse?

– Vocês querem alegrias, coisas boas, boas venturas (boa sorte)? Vocês já as tem pois:

  • não têm agenda própria, então terão poder
  • choram, então podem ser acariciados
  • são humildes, então podem ter tudo
  • são injustiçados, então sabem ser justos
  • por serem justos conhecem a misericordia
  • a sua humildade faz seus corações quererem coisas boas
  • por serem acariciados conhecem e podem exercer a paz
  • e tendo poder, frustarão os que têm agendas próprias

– Mas pera um pouco! Nós não somos nada disto, nem temos estas coisas.
– Pois é, alegrem-se, regozijem-se, esta é a recompensa que vocês terão se me seguirem. O que eu lhes estou dizendo está em dois tempos: agora = sofrimento, depois = acreditem se quiserem.

E agora machão? Vai encarar?

Leave a Reply