CANJA, uma ideia que não é sopa.

dezembro 9, 2011

CANJA – Clube dos Amigos do Nazareno Jesus e seus Apóstolos

 

Definições

A organização:

É uma organização sociocultural, sem fins lucrativos, com o objetivo de propiciar estrutura para que seus membros, que se identificam como sendo amigos de Jesus, o Nazareno, e de seus apóstolos, se reúnam e exerçam suas práticas. A organização também poderá participar e/ou apoiar atividades, iniciativas, eventos, movimentos ou similares que se identifiquem com os princípios da organização e aceitos por seus membros.

O nome:

CANJA é mais do que um simples acrônimo, remete à ideia da tradicional comida servida a convalescentes. Assim, o CANJA pretende ser um alimento para pessoas em tratamento de salvação, respeitando as dificuldades digestivas de cada um, mas suprindo todos os elementos básicos de uma sã alimentação.

Cada parte do nome tem seu significado e determina a direção mestra da organização. Assim:

  • Clube: a ideia é que a organização, mesmo tendo uma clara identificação com o cristianismo, e utilizando muitas das práticas eclesiásticas cristãs, não seja engessada sob a denominação de uma instituição religiosa. Clube é um lugar onde pessoas com um interesse comum se reúnem para discutir, praticar, e divulgar seus interesses e práticas. Em sendo clube, desvia-se de uma preconcepção de igreja, sem que isto signifique rejeição a todos os princípios de uma igreja cristã. Como clube também se abre a liberdade de associação sem restringir a certa doutrina, porém podendo adotar princípios e crenças mínimas para admissão de membros.
  • Amigos: Este termo foi usado pelo próprio Jesus lembrando que o servo faz por que seu senhor manda, mas o amigo faz porque ama.
  • Nazareno Jesus: infelizmente o nome de Jesus tem sido usado, e portanto tem um conceito associado, bem diferente daquele que a pessoa que viveu em Nazaré e que foi identificado, quando crucificado, como Jesus Nazareno, Rei dos Judeus. A referência a Rei dos Judeus não está explícita, mas é logo lembrada nesta associação. Assim “Rei dos Judeus” também é uma identificação do objeto da amizade, pois este título foi Pilatos que pronunciou ao que Jesus simplesmente respondeu: “Tu o disseste”. Isto significa que era, além de um homem comum de Nazaré, alguém especial com poder de rei, que nós entendemos ser sua natureza divina.
  • Apóstolos: Esta é uma palavra de origem grega que significa simplesmente “enviados”. Se não fossem os apóstolos nós não saberíamos nada sobre Jesus, nem seus feitos terrenos nem seus feitos divinos, muito menos seus ensinamentos e mandamentos, e menos ainda a Boa Nova da salvação. Eles foram também a massa bruta escolhida por Jesus para formar e informar novos seguidores. Como amigos de Jesus, na época, certamente seríamos também amigos dos apóstolos. Ao sermos enviados como portadores da Boa Nova, somos também apóstolos. Portanto, além de amigos dos apóstolos e do Nazareno, somos também apóstolos de Jesus.

Leave a Reply