A Bíblia diz … Mas, o que VOCÊ diz?

fevereiro 21, 2013

Ou faz?

Não estou perguntando (sem querer saber sua resposta) quantos versículos com referência e contexto você sabe de cor. Não estou falando de quantas almas você “ganhou” para Jesus. Não me refiro a quantos acampamentos, retiros ou vigílias que você participou.

Mas estou falando do que você conversa com seu Pai no secreto do seu quarto (cama, banheiro, seja lá onde for, se é que você conversa com Ele). Estou pensando no que você (e isto serve para mim também!!!!) faz quando ninguém está olhando, aquele site pornográfico, fazer uma conversão proibida ou avançar o farol vermelho, o miserável que você passa ao largo.

Quais são seus mais profundos desejos não miméticos (aqueles que desejamos por serem desejados por outros)? O carro, computador, smartphone novo; o prestígio daquele palestrante ou pregador; conhecer a torre Eiffel, Big Ben, estátua da Liberdade, Yas Island; o salário do seu chefe ou do chefe do chefe dele; enfim, a galinha do seu vizinho (que é sempre mais gorda)?

Nada de errado nestas coisas. Mas será que são realmente necessárias? Realmente “A Palavra de Deus” diz para fazer isto ou aquilo, ser assim ou assado? Anselm Grün diz “a palavra de Deus não quer comunicar-nos alguma informação, mas uma compreensão nova sobre nós mesmos”.

Entendo que a Bíblia encerra muitos ensinamentos mas não instruções rígidas como fazer isto ou aquilo. Tá certo que no Pentateuco tem uma série de instruções de como fazer. Acontece que observando todos estes mandamentos os estudiosos judeus desenvolveram 613 “mandamentos” com os quais condenaram o próprio Deus, Jesus. E o próprio Jesus disse que a Lei não salva.

Então o que salva? Que devo fazer com o que a Bíblia diz?

A melhor resposta você só pode obter do próprio Deus, no escuro do seu quarto. Isto é, no escuro de você mesmo, enfrentando seus demônios, mas confiante nAquele que te ama. Não tem instrução específica para isto, no máximo algumas dicas dadas por algumas pessoas que ousaram entrar neste quarto (e tem muitos, te cabe procurar). É um exercício de fé, um salto no desconhecido. Talvez seja bom você ler a Bíblia e pedir ao Espírito Santo que te guie nesta caminhada.

Leave a Reply